Programa All for All – Turismo Acessível

Está aberta a linha de apoio ao financiamento de projetos de empresas (empreendimentos turísticos, restaurantes, animação turística, agências de viagem) e de entidades públicas (municípios, entidades regionais de turismo, gestores de museus e monumentos) para adaptações físicas e de serviço, de modo a tornarem a oferta turística acessível a todos. O apoio financeiro é de 90% do investimento até ao limite de 200 mil euros por projeto. 

Consulte a Ficha Informativa da Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

Consulte o Despacho normativo n.º 11/2016, de 28 de outubro que regulamenta a Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

 

CONCEITO

 

Turismo Acessível, Turismo Universal, Turismo Inclusivo ou Turismo sem Barreiras pode ser definido como a fruição da atividade turística (produtos, serviços e ambientes turísticos), que é acessível a todas as pessoas, com deficiência ou não, e que inclui todos aqueles que possam apresentar temporariamente ou permanentemente limitações de mobilidade, de audição, de visão, cognitivas e psicossociais, de forma independente e com equidade e dignidade.

 

ENQUADRAMENTO

 

O reconhecimento internacional de Portugal como destino turístico assenta, de forma significativa, no acolhimento e hospitalidade proporcionados aos turistas, tal como revelam, de forma sistemática, os resultados dos Inquéritos Anuais de Satisfação do Turista. É no reforço destes valores intrínsecos ao destino Portugal que se enquadra a abordagem da Acessibilidade – Turismo Acessível para Todos. Esta abordagem contribui, não apenas para reforçar esses valores como também para diferenciar e diversificar a oferta e captar novos segmentos de mercado.

Os dados mais recentes da União Europeia revelam uma crescente importância do segmento das pessoas com necessidades especiais. Os fluxos turísticos correspondentes a este segmento na UE (dados 2012) totalizaram cerca de 783 milhões de viagens dentro da UE, prevendo-se um crescimento para cerca de 862 milhões de viagens em 2020, o equivalente a uma taxa de crescimento médio de 1,2% ao ano. O valor bruto direto do Turismo Acessível na UE em 2012 foi de cerca de 352 mil milhões de Euros; tendo em conta o efeito multiplicador, o valor bruto total ascendeu a cerca de 786 mil milhões de Euros.

Com este enquadramento, e considerando todo o trabalho que já tem sido desenvolvido pelo Turismo de Portugal, empresas e instituições, este Instituto lança o programa All for All – portuguese tourism dirigido a todos os agentes do setor, tendo em vista a sua mobilização para adaptarem a oferta às necessidades específicas de quem nos visita.
Estarmos preparados para receber famílias com crianças pequenas, seniores ou pessoas com algum tipo de incapacidade, ainda que temporária, representa um completo alinhamento com o propósito de Portugal como destino turístico - “Receber Bem”, mas também uma oportunidade de negócio para as empresas e para o país.

O programa ALL FOR ALL vem criar um novo estímulo ao envolvimento dessas entidades para fazerem de Portugal um destino cada vez mais acessível para todos. A adesão das empresas e agentes turísticos ao programa All for All – portuguese tourism  é essencial ao sucesso do propósito de fazer de Portugal um destino para todos!

 

Documentos para Download

Consulte a Ficha Informativa da Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

Consulte o Despacho normativo n.º 11/2016, de 28 de outubro que regulamenta a Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

 

Link Úteis: 

TURISMO DE PORTUGAL

http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/AreasAtividade/desenvolvimentoeinovacao1/Pages/turismoacessivel.aspx

ALL FOR ALL

http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/all-for-all/Pages/all-for-all.aspx

 

 

Centro Investe

Rua Major Neutel de Abreu, nº 39-41

3260-427 Figueiró dos Vinhos

Telef.: +351 236 559 000

Telem.: +351 914 145 125

E-mail: geral@centroinveste.pt

Coordenadas GPS: 39.901694, -8.278728

© Município de Figueiró dos Vinhos

Search