Apoios financeiros ao Investimento

O apoio ao investimento é disponibilizado por através de um conjunto de apoios, promovidos por diversas entidades.

Obtenha mais informações relativamente aos avisos de candidatura  ao CENTRO 2020 (clique aqui), ao PDR2020 (clique aqui), Pinhais do Zêzere (clique aqui) e Turismo de Portugal (clique aqui).

Aprovada Candidatura e Financiamento para a criação de Área Empresarial na Antiga SONUMA - Figueiró dos Vinhos

No seguimento da apresentação de uma candidatura ao CENTRO2020 foi aprovado o financiamento comunitário para a execução de uma candidatura que prevê a criação de uma área industrial no antigo Complexo Industrial – SONUMA, à entrada da vila.

Este projeto refere-se à transformação daquele espaço devoluto que há muito anos se encontrava ao abandono e que o Município de Figueiró dos Vinhos adquiriu em condições extremamente vantajosas, tendo um Investimento aprovado de 1.073.118,98 euros, dos quais 912.151 euros serão comparticipados por fundos comunitários (85%), cabendo ao Município de Figueiró dos Vinhos o montante de remanescente, acrescido do valor já suportado com a aquisição do espaço.

Este projeto permitirá criar um conjunto de 7 espaços amplos, com possibilidade de serem agregados, flexíveis, de solução tipo “chave na mão” possibilitando a instalação rápida de empresas, mediante simples adaptação do espaço e instalação do equipamento.

O reconhecimento desta oferta diferenciadora e da valia do projeto apresentado pelo Município de Figueiró dos Vinhos possibilita a uma gestão integrada da oferta de espaços às empresas, considerado o Parque Empresarial de Figueiró dos Vinhos e agora o Complexo Industrial SONUMA e o CENTRO INVESTE – Incubadora de Ideias e Projetos, que presta apoio direto e faz a gestão integrada desta oferta.

Esta candidatura foi aprovada no âmbito do CENTRO2020 - Programa Operacional Regional do Centro - -Eixo 2- Competitividade e internacionalização da economia Regional (COMPETIR).

IAPMEI disponibiliza ferramentas de apoio ao Empreendedorismo

No âmbito do Empreendedorismo, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovaçãodisponibiliza dois importantes instrumentos - o Manual e o Guia Prático do Empreendedor – que podem ser uma importante ajuda permitindo uma consulta de forma rápida e prática pela temática do empreendedorismo.

Estes dois documentos devem ser consultados complementarmente aos documentos Como Elaborar um Plano de Negócios e Modelo Financeiro do Plano de Negócios.

Consulte clicando aqui

 

 

Apoios ao restabelecimento da Atividade Empresarial após Incêndio de Junho de 2017

incendio pedrogao grande foto paulo cunha lusa 1173963afConforme é do conhecimento geral, os incêndios que deflagraram no passado dia 17 de junho tiveram consequências devastadoras, com implicações a diversos níveis. No caso concreto da atividade empresarial, a Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC C), através do programa CENTRO2020, disponibilizou em 24 de julho um mecanismo de apoio simplificado, que permite aos empresários que sofreram perdas em equipamentos, instalações e outros, repor a sua atividade empresarial.

Este apoio converte-se na aquisição de equipamentos e/ou realização de obras que permitam à empresa essa referida recuperação com apoios de 85% sobre o investimento a realizar, sendo o processo simples com formalidade mínima exigível em financiamentos comunitários e de rápida aprovação, como se tem verificado.

O Município de Figueiró dos Vinhos através do CENTROINVESTE, tem tido um papel fundamental neste processo tendo já colaborado com 6 empresas na apresentação das respetivas candidaturas, estando 3 destas já aprovadas.

As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de janeiro estando CENTROINVESTE disponível para a elaboração e apoio até essa data, contribuindo assim para o apoio a essas empresas.

 

 

SI 2 E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego

Encontram-se abertas as candidaturas ao novo programa de apoio SI 2 E – Sistema de Incentivos ao empreendeorismo e ao Emprego, que financia projetos de criação e expansão de empresa.

Este sistema de apoio, no âmbito do PORTUGAL 2020, prevê a possibilidade de agregar apoios ao emprego (seja a criação do próprio emprego ou de postos de trabalho adicional) com a realização de investimento (aquisição de equipamentos, obras de remodelação/ adaptação etc).
Os incentivos são não reembolsáveis/“fundo perdido”. No caso do apoio ao emprego é comparticipado o valor do IAS (421,32 euros) durante um período variável, e no caso dos apoios ao investimento as taxas de comparticipação são entre os 40% e os 60%.
No caso dos investimentos atá 100 mil euros, a entidade Gestora é o GAL – Pinhais do Zêzere (www.pinhaisdozezere.pt). Nos investimentos entre 100 mil euros e 235 mil euros, a entidade gestora é a CIMRL – Comunidade intermunicipal da Região de Leiria (www.cimregiaodeleiria.pt) .
Para além da informação disponível nestes sites, caso pretenda alguma informação contacto o CENTROINVESTE, no local, através do telefone 236559000 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

 

Centro Investe

Rua Major Neutel de Abreu, nº 39-41
3260-427 Figueiró dos Vinhos
Telef.: +351 236 559 000
E-mail:geral@centroinveste.pt

Coordenadas GPS: 39.901694,  -8.278728

© Município de Figueiró dos Vinhos

Search