Apoios ao restabelecimento da Atividade Empresarial após Incêndio de Junho de 2017

incendio pedrogao grande foto paulo cunha lusa 1173963afConforme é do conhecimento geral, os incêndios que deflagraram no passado dia 17 de junho tiveram consequências devastadoras, com implicações a diversos níveis. No caso concreto da atividade empresarial, a Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC C), através do programa CENTRO2020, disponibilizou em 24 de julho um mecanismo de apoio simplificado, que permite aos empresários que sofreram perdas em equipamentos, instalações e outros, repor a sua atividade empresarial.

Este apoio converte-se na aquisição de equipamentos e/ou realização de obras que permitam à empresa essa referida recuperação com apoios de 85% sobre o investimento a realizar, sendo o processo simples com formalidade mínima exigível em financiamentos comunitários e de rápida aprovação, como se tem verificado.

O Município de Figueiró dos Vinhos através do CENTROINVESTE, tem tido um papel fundamental neste processo tendo já colaborado com 6 empresas na apresentação das respetivas candidaturas, estando 3 destas já aprovadas.

As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de janeiro estando CENTROINVESTE disponível para a elaboração e apoio até essa data, contribuindo assim para o apoio a essas empresas.

 

 

SI 2 E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego

Encontram-se abertas as candidaturas ao novo programa de apoio SI 2 E – Sistema de Incentivos ao empreendeorismo e ao Emprego, que financia projetos de criação e expansão de empresa.

Este sistema de apoio, no âmbito do PORTUGAL 2020, prevê a possibilidade de agregar apoios ao emprego (seja a criação do próprio emprego ou de postos de trabalho adicional) com a realização de investimento (aquisição de equipamentos, obras de remodelação/ adaptação etc).
Os incentivos são não reembolsáveis/“fundo perdido”. No caso do apoio ao emprego é comparticipado o valor do IAS (421,32 euros) durante um período variável, e no caso dos apoios ao investimento as taxas de comparticipação são entre os 40% e os 60%.
No caso dos investimentos atá 100 mil euros, a entidade Gestora é o GAL – Pinhais do Zêzere (www.pinhaisdozezere.pt). Nos investimentos entre 100 mil euros e 235 mil euros, a entidade gestora é a CIMRL – Comunidade intermunicipal da Região de Leiria (www.cimregiaodeleiria.pt) .
Para além da informação disponível nestes sites, caso pretenda alguma informação contacto o CENTROINVESTE, no local, através do telefone 236559000 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

 

Turismo do Centro promove Sessão de Informação "Incentivos para o sector do Turismo"

No próximo dia 5 de maio, pelas 14horas, a Turismo Centro de Portugal promove uma Sessão de informação sobre "Incentivos para o Sector do Turismo" no CENTRO INVESTE, em Figueiró dos Vinhos.

 

Esta iniciativa tem um caráter intermunicipal e abrange também os Municípios de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, destinando-se aos empresários do setor do turismo (alojamento, restauração e outros), a potenciais empreendedores e investidores, técnicos da área do empreendedorismo e turismo, entre outros.

 

Nesta sessão, para além da divulgação do novo instrumento de apoio, o SI 2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, serão abordados outros apoios existentes bem como dada informação relevante referente à atividade turística, processos de licenciamento, registo de empreendimentos e atividades turística.

 

As inscrições podem ser feitas neste formulário: 

https://docs.google.com/a/turismodocentro.pt/forms/d/e/1FAIpQLSd4TJZbUdZpOrBC3LosNJ6dlUGzGsFCN4CXvkAUwJduhL_GQw/viewform

 

O setor do turismo assume uma importância a fundamental no conjunto destes territórios, pela dinâmica económica criada, pelo volume de emprego e riqueza gerada, usufruindo dos vastos recursos existentes que importa potenciar.

Os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande convidam todos os interessados a participarem nesta sessão, podendo assim obter informação importante para os seus projetos bem como esclarecer dúvidas que possam teracerca da atividade turística.

 

Para fazer o download do programa, clique aqui.

 

 

 

Pinhais do Zêzere divulga apoios ao empreendedorismo no CENTRO INVESTE

No próximo dia 19 de abril, pelas 18horas, a Pinhais do Zêzere – Associação para o desenvolvimento, promove uma Sessão de informação sobre o SI 2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego no CENTRO INVESTE, em Figueiró dos Vinhos.

Esta iniciativa integra-se no plano de divulgação dos apoios existentes para este território, geridos pelo GAL Pinhais do Zêzere que contempla, além de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra.

                A entrada é livre e não necessita de inscrição.

 

 

Conferência “Ser Empreendedor” em Figueiró dos Vinhos dia 6 de abril

No âmbito de um programa global designado “Empreender Leiria – Inovar e Capacitar” o NERLEI- Núcleo Empresarial da Região de leiria (www.nerlei.pt), promove no próximo dia 6 de abril, pelas 14 horas no CENTRO INVESTE em Figueiró dos Vinhos (www.centroinveste.pt ) a Conferência “Ser Empreendedor”.

Na ocasião, o NERLEI apresentará este projeto global de fomento do empreendedorismo, fazendo a ligação às iniciativas nele previstas e aos apoios financeiros que podem ser obtidos neste âmbito, sendo também abordada a temática do empreendedorismo numa vertente global e através da participação de um jovem empreendedor que partilhará a sua experiência.

 

As inscrições poderão ser feitas através do envio de um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

 

14h00 – Recção aos participantes

14h30 – Sessão de abertura – Representante Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

14h40 – EMPREENDER LEIRIA e SI2E; Neusa Magalhães, Secretária-geral NERLEI

14h50 – Concurso de Ideias - EMPREENDER LEIRIA, Cristina Trovão TGA

15h00 – Inovação no Modelo de Negócios; Gabriel Silva, TGA

15h30 – Ser Empreendedor: Renato Antunes, Restaurante Varanda do Casal

16h00 – Ser Empreendedor: Pedro Moura, Book in Loop

16h30 – Q&A e conclusões

 

Centro Investe

Rua Major Neutel de Abreu, nº 39-41
3260-427 Figueiró dos Vinhos
Telef.: +351 236 559 000
E-mail:geral@centroinveste.pt

Coordenadas GPS: 39.901694,  -8.278728

© Município de Figueiró dos Vinhos

Search